Artistic Documentary

© Robert Polidori, After the Flood 


© Jeff Wall, The Destroyed Room

(…)
Um dos aspectos vulgarmente utilizado para referenciar a fotografia documental é a sua autenticidade. O fotógrafo deve presenciar e experimentar a realidade que recria através do Acto Fotográfico. Mas, de facto, a fotografia nunca é, ela está sempre em lugar de. E se a fotografia representa, como determinar aquilo que é autêntico?
Na verdade, o espectador parece instintivamente determinar o que é uma fotografia documental por nela se representar a realidade nos termos em que a reconhece e pelo carácter narrativo que lhe está implícito. Por outro lado, a vontade de construir é inerente ao fotógrafo e nas decisões que toma, ao enfatizar determinados aspectos em detrimento de outros, o fotógrafo não deixa de estar a documentar, mas acrescenta e nem por isso a situação deixa de ser autêntica.
Segundo alguns autores, aquilo que distingue a fotografia documental é que esta não pode ser “lida” quando isolada do seu contexto e o motivo porque aconteceu nunca será puramente estético, embora ambos factores se possam conjugar. Segundo Beaumont Newhall, antes de uma fotografia ser aceite como documento, tem ela de ser documentada – contextualizada no espaço e no tempo.
(…)
À semelhança do que acontece com os trabalhos “ditos” conceptuais, o documentário artístico tem preocupações teóricas e semiológicas, resultando em imagens cuja leitura é feita com base, sobretudo, naquilo que não está. Esta leitura subjectiva e meta linguística é solidificada à medida que associamos as mensagens subtis de um conjunto de imagens que nada pretendem mostrar, mas sim fazer subentender.
Deste modo, o documentário artístico é pautado por uma visão subjectiva que, segundo o autor, é construída à medida que ele habita com a realidade que fotografa e que, para nós, resulta como um conjunto de imagens que nos é dada como se de uma obra só se tratasse.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s